quinta-feira, 19 de abril de 2012

Qual a origem da sabedoria? #1

Caros irmãos em Cristo, nesse post eu gostaria de compartilhar com vocês a mensagem que o Senhor me deu no sábado, e que foi ministrada na congregação da Vila São Miguel em Laranjeiras do Sul. Creio que falará ao seu coração, tanto quanto falou ao meu. 

“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.”
Provérbios 4:7                                
 
Amados, durante a tarde de sábado, estava meditando na Palavra do Senhor, quando o versículo acima me chamou a atenção. Porque o escritor dá tanta ênfase à sabedoria, e a busca dela? Como eu faço pra buscar a sabedoria? Onde devo buscar? O que acontece com quem não tem sabedoria? Essas foram algumas questões que vieram a minha mente, e logo corri para a Bíblia Sagrada para solucioná-las.

Para entendemos tais questionamentos, devemos analisar quem foi o autor de tais palavras: O Rei Salomão. Esse que foi um dos homens mais sábios de seu tempo, e teve sua fama anunciada até os reinos mais distantes, tanto que a Bíblia nos diz que vários reis da terra vinham para ouvir seus sábios conselhos (1Rs 4:34); os quais perduram até o dia de hoje. 

Estamos falando de um homem que teve tudo o que um homem comum desejaria: seu reinado foi repleto de glamour, paz, e tantas riquezas, que o texto sagrado nos informa que a prata era tida como pedras, e os cedros existiam em tanta abundância, que eram como figueiras bravas (1Rs 10:27), e mulheres as centenas. E então, o que faz um homem que só obtinha coisas das quais se orgulhar, a dizer que a “sabedoria é a coisa principal”?

Em Pv. 2:6 ele nos diz que “o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”. Salomão reconhecia que a sua sabedoria provinha da parte de Deus, e que era Ele o real responsável pelo sucesso de sua vida e pela prosperidade de seu reino. Então se queremos abençoados por Deus, o primeiro passo que temos que dar, é reconhecer que Ele é soberano no universo, e que tudo que possuímos vem D’Ele.

Também devemos saber que se temermos ao Senhor, estamos indo no caminho certo, pois O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria;” (Sl. 111:10a). Saiba então que o temor do Senhor e a sabedoria são faces da mesma moeda! Isso mesmo! Pois se o tememos, logo o buscamos, e se o buscamos Ele nos dá do seu conhecimento. Conhecendo mais de Deus, mais o tememos, e o temor d’Ele nos faz desejar mais do Senhor, e assim sucessivamente.

A continuação dessa mensagem será no Sábado.

Fiquem com Deus!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário