domingo, 8 de abril de 2012

Quaresma, Jejum, Páscoa. O que significam à Luz da Bíblia?


Jesus Cristo após ser batizado por João Batista no Rio Jordão, foi ao deserto e passou 40 dias e 40 noites em jejum e oração diante do Pai (MT 4.1-8). Não ficou dito que se devem seguir como regra 40 dias de preparação para páscoa; a preparação de Cristo no deserto foi para enfrentar a terrível batalha contra Satanás na primeira instancia de seu ministério.

Jejum não é base para purificação de pecados, mas sim forma de nos esvaziarmos da própria natureza para comunhão com Deus, e isso só tem valor após ter alcançado uma nova vida regenerada pelo Espírito Santo, através do arrependimento seguido da conversão dos maus caminhos. (O Filho de Deus não tinha pecado) Jejuar 40 dias após uma longa semana de carnaval, que acontece com as mais terríveis e vergonhosas práticas pecaminosas, e isso sem a mínima intenção de arrependimento cumprindo apenas um ritualismo religioso, pode se tornar até incentivo para que a pessoa continue pecando.

Páscoa siguinifica passagem; o povo de Israel sofreu por 400 anos no Egito, e Deus enviou Moisés para tirá-los de la e conduzi-los até Canaã, a terra prometida; dez sinais foram operados através de Moisés, o décimo foi a morte dos primogênitos das famílias que nos umbrais das portas de suas casas não tinha sangue de um cordeiro imolado segundo a ordem Divina. A meia noite o Anjo de Deus passou e feriu os primogênitos, principalmente dos Egípcios, e imediatamente o povo Hebreu (Israel) saiu em caminhada na longa jornada de 40 anos no deserto. Apos atravessarem o Jordão a primeira Páscoa foi celebrada nas campinas de Jericó. (Js.5.10) Os Judeus Celebram a Páscoa ao longo dos anos, como ato comemorativo da saída do Egito.

Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal que foi sacrificado por nós. Tudo se encerrou em Cristo: Nele se cumpriu a lei dos rituais para expiação da culpa. Agora temos a Santa Ceia estabelecida pelo próprio Cristo em memória de sua morte na Cruz do Calvário. (Seu Corpo e Seu Sangue representados pelo pão e vinho). Portanto não há base bíblica para Quaresma (40 dias): O senhor Jesus Cristo nos ensinou dizendo, quando jejuares não vos mostreis contristados como os hipócritas que desfiguram o rosto para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Todos os dias são importantes e necessários para arrependimento, para santificação e para vivermos no temor de Deus. Moisés esteve no monte Sinai na presença de Deus e recebeu os dez mandamentos (foi uma missão específica). Mas os apóstolos e a igreja primitiva não praticaram esse ritual. A quaresma foi estabelecida no século IV como forma de arrependimento tendo por base os dogmas religiosos: Arrepender-se é uma necessidade diária em nosso viver, não apenas na quarta feira de cinzas ou na quaresma.


Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Laranjeiras do Sul. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário