segunda-feira, 9 de abril de 2012

Criança ou Adolescente?


Liberdade, uma das maiores expectativas dos filhos, deverá ser obtida na proporção em que se mostrarem responsáveis.
O adolescente critica,discute,tem opiniões próprias e quer ser respeitado em seu ponto de vista. Deseja que as pessoas notem que já não é mais criança e por isso quer receber um tratamento digno de alguém que amadureceu,certo? Infelizmente, nem sempre é assim! Muitos o verão facilmente que ele cresceu.

Os pais, porem, terão maior dificuldade em reconhecer esse fato. Por algum tempo ainda, ele continuará sendo o “filhinho da mamãe”! Há dias em que o lar vira um campo de batalha, Muitas vezes, o filho se torna um estranho para os pais. Ninguém mais se entende! “Meus pais não me compreendem! Não percebem que não sou mais criança?!” Surge um impacto na família. A reação, por parte dos adultos, é não querer “mais um”, dando palpites dentro de casa. Os filhos por sua vez, querem ter oportunidades de também expor suas idéias nas questões familiares. A conseqüência deste impacto é a quebra no relacionamento, ocasionando certo distanciamento.

Acompanhar os pais em viagens, festas e passeios, começa a parecer aos filhos, extremamente sem graça. A família passa para um segundo plano, ela já não satisfaz mais seus anseios, não há ali mais novidades. Ocorre o espírito de independência dos pais e dos valores por eles estabelecidos. Quando eles eram crianças, os pais programavam ir ao Zoológico e era aquela festa! Eles diziam: “Mãe, quantas noites devo dormir para poder ir ao nosso passeio?” Hoje se os pais inventam qualquer passeio juntos, reclamam: ”Mas que programa de índio!” Ao mesmo tempo em que anseiam ser adultos e donos de si, revelam uma falta de segurança afetiva, e pedem com aquele ar indefeso: ”Mãe faz meu lanche!”

Liberdade Gradativa

É preciso redefinir os limites. À medida que os filhos forem crescendo devem ir obtendo mais liberdade. É importante afirmar que esta liberdade deve vir acompanhada de responsabilidades. Ha um detalhe super importante: Liberdade e responsabilidade devem caminhar juntas. Você tem obedecido a seus pais? Onde há obediência, também há confiança. Os pais precisam confiar nos filhos. Essa confiança é estabelecida ao observarem que seus filhos estão sendo responsáveis.

Filho faça a sua parte obedecendo, e será recompensado. Se o combinado é voltar para casa às 23 h, não adianta chegar as 23 h e 30 m, sem ter ótimas e verdadeiras explicações. Os pais devem valorizar as virtudes dos filhos, entender suas atitudes e deliberar liberdades conforme as atitudes corretas de obediência. Está escrito: Pais não provoquem a ira a vossos filhos, para que não percam o ânimo. (Co 3.21) Conquistar a liberdade e a confiança dos pais é um processo gradativo; e para que a felicidade e a paz reinem no seio da família, é importante que se cultivem um bom relacionamento, buscando sabedoria para viver no temor de Deus. Filhos obedeçam a seus pais, pois é justo. Honra teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem e tenha longos dias sobre a terra. (Ef 6.2,3)
(Sergio e Magali Leoto – Revista Lar Cristão)

Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Laranjeiras do Sul.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário