terça-feira, 7 de agosto de 2012

Eu já fiz minha aposta...

Alguns dias atrás, enquanto eu lia minha Bíblia de estudo "Defesa da Fé", me deparei com um artigo que falava sobre a "Aposta de Blaise Pascal". 

A teoria se resume ao seguinte:

"A Aposta de Pascal, criada por Blaise Pascal, longamente apresentada no livro "Penseés", não é um argumento direto da existência de Deus. É um argumento que poderá ser considerado calculista, a favor de um comportamento humano de acordo com a existência de Deus, seguindo a ‘razão do coração’. Este argumento tem mais ou menos o conteúdo que se segue:

Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, será beneficiado com a ida ao paraíso.

Se você acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, não terá perdido nada.

Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver certo, não terá perdido nada.

Se você não acredita em Deus e nas Escrituras e estiver errado, você irá para o fogo eterno."

Achei o raciocínio bem lógico (digno do criador da teoria das probabilidades), e que explica de modo objetivo a nossa escolha.

Sim, nós cremos que Deus existe, e “... dele e por ele, e para ele, são todas as coisas;" (Rm 11:36a), e graças ao seu filho Jesus, hoje somos salvos da condenação eterna. E "se por acaso", o sobrenatural não vier a existir (como afirmam alguns), teremos vivido felizes, livres da soberba dessa vida, e sabendo que nos esforçamos ao máximo para dar o nosso melhor em prol daqueles que mais precisavam. No final das contas, não perdemos nada.

Mas, "se acaso" o sobrenatural existir, deixo apenas um versículo: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:31)

Eu não preciso falar muito sobre isso. Vocês sabem disso.

Eu já fiz a minha aposta, e você? No que apostou?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário