segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

COMPAIXÃO PELAS VIDAS

Jonas é um dos personagens bíblicos mais lembrados, mas poucos o têm como um personagem modelo. Conhecido como o profeta fujão, profeta desobediente; Poucos hesitam a ser como Jonas, mas se estivéssemos no contexto, situação e na pele de Jonas qual seria a nossa reação?
Você sabe qual o motivo de Jonas não querer ir a Nínive?
Nínive era a capital do poderoso Império da Assíria, que oprimiu e perturbou Israel por longos anos. A população era conhecida pela crueldade, idolatria e pelos saques que faziam quando invadiam outras cidades. Matavam homens mulheres e crianças de forma cruel. Um dos castigos aplicados consistia em retirar o couro das costas dos seus subjugados, pendurá-lo de cabeça para baixo, jogar sal nas costas dos indivíduos e espancá-lo até a morte.
Dessa forma os ninivitas eram pessoas violentas e que enriqueciam de forma ilícita. Matavam todos os profetas. Alguns historiadores dizem que os pais de Jonas foram mortos por ninivitas.
Jonas era filho do Profeta Amitai. Viveu sua vida com medo de invasão dos assírios, viu seu povo e seu Pai sofrerem, mas, agora, o Senhor envia Jonas para pregar mensagem de arrependimento para salvar os Ninivitas.
Jonas não se agradou da ordem de Deus, pegou um barco em direção contrária e fugiu. Após as tentativas frustradas, foi parar na barriga do grande peixe. Após este episodio Jonas chega a Nínive e o Senhor lhe deu a mesma mensagem (Jonas 3:1-4) e aí Jonas obedeceu e o povo se arrependeu.
Tiramos uma lição no Capitulo (Jonas 4 e verso 9 -11)
Por causa da falta de sombra Jonas murmura, vemos aqui o motivo pela qual, Jonas não queria pregar ao povo, a falta de “compaixão”, criar uma empatia, ter misericórdia, para que chegassem a um arrependimento e tivesse uma mudança de vida, se voltassem para Deus.
Vemos o que necessitamos para o sucesso ministerial em nossa missão: a Compaixão. Não venhamos a se apegar com plantas ou coisinhas qualquer. Que roguemos a Deus por compaixão em nossos corações, a termos pelas vidas e aprendamos com Cristo em sua morte pela humanidade para veremos as cidades sendo alcançadas pelo o Grande amor de Deus.

Formando em Missiologia, pelo CTMVida em 2009 Hoje atua com obreiro responsável da 2ª Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Terra Boa –PR.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário