terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O que é o Natal para você?




Hoje é 25 de Dezembro de 2012, dia em que comemoramos o Natal. Mas o que é o Natal para você? Para muitos, é tempo de presentear quem se ama, rever os familiares e os amigos, reunir-se para comemorar a união e a felicidade da família. Natal é sempre uma época repleta de frases de felicidades, harmonia e tudo aquilo que desejamos para nós. Mas novamente pergunto a você o que é o Natal?

Nos últimos dias temos visto uma correria de pessoas pelos shoppings, lojas, calçadas, ruas, tudo fica repleto de pessoas atrás de uma "lembrancinha" para aquele parente que só aparece na sua casa na Páscoa e no Natal, ou para o "amigo secreto" (que todo mundo reclama que dá um bom presente e recebe algo que não gostou). Nessa época do ano, pessoas se endividam com os presentes, e acabam se esquecendo que no início do ano teremos uma carga tributária considerável a pagar. Mas que fenômeno? Isso é o que se tornou o Natal, uma data comercial, visando atingir metas astronômicas de lucro para as empresas. O verdadeiro significado do Natal ficou esquecido, se restringe apenas a um "Deus te abençoe" depois de receber o presente.

A Bíblia não relata a data do nascimento de Jesus, e mesmo que relatasse, dificilmente acertaríamos com precisão o dia, devido as divergências entre os calendários usados (os judeus da época usavam um calendário lunissolar, isso é, baseado nas fases da lua e na duração dos dias, enquanto nós usamos o calendário gregoriano, que é predominantemente solar), mas com os dados que temos, podemos afirmar com certeza que não foi no dia 25 de dezembro, pois em Israel, já é inverno, e a bíblia relata em Lucas 2:8 que haviam pastores no campo durante a noite (e que pastor passaria a noite em um campo em pleno inverno?). Então porque se escolheu essa data? Como você deve saber, a Terra tem uma angulação de 23° em relação ao seu eixo central, influenciando diretamente sobre a incidência de raios solares sobre determinado hemisfério, enquanto aqui no hemisfério sul estamos no verão, o hemisfério norte está em pleno inverno, e em dois dias do ano, acontece o que se chama de solstício, isso é, o dia mais longo (solstício de verão) ou mais curto (solstício de inverno), que no hemisfério norte se dá próximo ao dia 25 de dezembro.

E o que isso tem a ver com o Natal? Calma, já chego lá.

Em diversas culturas através do mundo, o solstício de inverno, o dia mais curto do ano era festejado e comemorado, dando origens a diversos costumes, hoje principalmente relacionados ao natal. A partir desse dia os dias começavam a ficar mais longos, representando o início da vitória da luz contra as trevas. através dos anos a igreja romana começou a incorporar esses costumes, relacionando Cristo como a verdadeira luz que dissipa as trevas.

Este é o verdadeiro símbolo do natal, Cristo! Que venceu as nossas trevas, e nos trouxe para a sua maravilhosa luz! Que possamos a cada dia mais seguirmos o exemplo de vida do mestre, seguir a sua vontade, conhecer a cada dia mais a sua palavra, e sempre anunciar o evangelho da paz a toda a criatura!

E o nosso desejo é que Ele reine sempre soberano em nossas vidas, não somente no natal, mas todos os dias do ano, independente de qual calendário você use (rsrs).

Que Deus os abençoe.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário