quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

10 motivos para se Estudar a Bíblia - #1


É impossível citar todos os motivos para se Estudar a Bíblia. Não tem como colocarmos em tópicos, ou seja, não há como falar que são 1 ou 50 motivos para se estudar a Bíblia, são incontáveis segundo a minha percepção.

Com essa clareza, estou escrevendo esse post para que fique como reflexão de 10 (Dez) motivos para se Estudar a Bíblia. A cada postagem estarei expondo pensamentos sobre uma razão para estudar a Bíblia.

Estudar será a nossa palavra base para argumentos. Segundo os dicionários, podemos definir Estudar como:

Estudar  - Dicionário Priberam

1. Fazer o possível para conhecer ou compreender.
2. Analisar atentamente.
3. Examinar, observar.

Estudar – Dicionário Michaelis

1. Aplicar a inteligência ao estudo de;
2. Analisar, examinar detidamente;
3. Aplicar o espírito, a inteligência, a memória para adquirir conhecimentos;
4. Observar-se, analisar-se, procurar conhecer-se.

Estudar – Dicionário Aurélio

1. Fazer o possível para conhecer ou compreender.
2. Analisar atentamente.
3. Examinar, observar.


Observando as três definições, podemos colocar como palavra-chave Analisar. Estudar não é a mesma coisa de ler. Certo dia estava com a  Bíblia e tendo por base o texto do Salmos 23; fiz a leitura rapidamente. Estava seguindo para outros textos quando percebi que não estava satisfeito.

Retornando ao texto por três vezes, prestando mais atenção na pontuação. Quando a leitura – já com uma análise primária – foi completa, compreendi o texto no todo. O próximo passo foi analisar atentamente o texto (estudar). Em uma postagem futura poderei detalhar o que consegui tirar por essência.

Nossa, foi surpreendente, pois a percepção foi muito mais ampla que anteriormente. Por mais de 30 minutos em cima do texto, com várias versões da Bíblia, e olhando comentários sobre o mesmo, percebi que existem vários motivos para se estudar a Escritura Sagrada.

Coloco como o primeiro dos dez motivos a necessidade de sermos guiados por Deus.

o   Ser guiado por Deus: Sl 119:133

“Firma os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniquidade alguma.”  Salmos 119:133

O Salmista pede para Deus firmar, ordenar os passos dele na Santa palavra do Senhor, para que nenhuma iniquidade lhe venha dominar. Em Romanos 6:12 a palavra de Deus fala para cuidar do corpo, a fim de que o pecado não domine, que as paixões não nos dominem. Paixões por coisas, isso desvia a palavra de Deus do nosso coração.

Ligado diretamente a esse texto está o versículo 130:

“A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.”

A entrada das tuas palavras. Não podemos afirmar que o escritor está se referindo  ao ato inicial da revelação, ao processo de interpretar a palavra de Deus, ou aplicar a lei ao seu coração. Talvez os três se destinem a um processo, trazendo luz, esperança e compreensão para a alma escura. 

O Salmista pede a direção de Deus. Ele estando no centro da vontade de Deus, será abençoado – não digo só por coisas terrenas, mas a Vida Eterna.

Deixo para que venhamos a ler e estudar o que Paulo escreveu em I Timóteo Cap. 2.

Que Deus Abençoe. 




Veja a continuação clicando aqui!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário