terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Escravos da Liberdade



"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13-14)

Após algum tempo sem escrever resolvemos voltar ao trabalho! E o assunto de hoje, parece um tanto contraditório, mas não é. Vamos explicar o porquê.

Para você o que é liberdade? É poder fazer ou deixar de fazer alguma coisa, ir onde você deseja, expressar as suas idéias livremente. Se você pensou nisso, você faz uma boa ideia do que é liberdade. Mas e o que isso tem a ver com Deus? Vamos lá:

Deus nos fez livres, para realizarmos o que bem entendêssemos, desde os primórdios da humanidade. Vemos isso lá em Gênesis 2:16-20

"E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".

Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse". (Gênesis 2:16-20 NVI. Grifo meu)

Nesse texto podemos ver que Deus deixou o homem livre para tomar as suas decisões,do fruto de qualquer árvore ele poderia comer, ele poderia comer figos, uvas, tâmaras, fazer uma salada de frutas vermelhas, enfim, ele poderia se deliciar com qualquer uma delas,Deus deixou apenas uma ordem, e ainda assim essa era para preservar a vida do homem. Deus também trouxe todos os animais para que Adão exercitasse a sua criatividade dando nome a estes, segundo a sua vontade.

Mas o que o homem fez com essa liberdade que Deus lhe deu? Abusou do seu direito e transgrediu a ordem divina, recebendo assim o salário pelo seu pecado: A morte. (Romanos 6:23). O homem deixou que a vontade do seu coração prevalecesse às ordens divinas, e isso nunca é bom para nós, pois o coração humano é enganoso (Jr. 17:9), e acaba sempre tomando decisões que nos prejudicam e nos afastam cada vez mais de Deus.

E com uma falsa ideia de liberdade as pessoas acabam se afastando de Deus, seguindo os rumos do seus próprios corações, se enrolam em um emaranhado de problemas, se afundam em tristezas, e buscando encontrar algo que preencha o vazio da sua alma, apelam para as festas, bebidas, chegando a apelar até mesmo para as drogas. Esses hábitos podem até resolver o problema (quem ficaria triste numa festa bebendo com os amigos?), mas as alegrias proporcionadas por eles são momentâneas, acabando a festa, os amigos se vão, a ressaca bate, e você promete que nunca mais vai beber (e você sempre acaba quebrando a promessa). E com o tempo esses sintomas se agravam, muitos não conseguem ficar um fim de semana em casa, ficaram dependentes das festas, das baladas, mas o fim é sempre o mesmo: a solidão bate ao fim da noite, essas pessoas se tornaram escravas da sua liberdade, estão presas a isso, e não conseguem se libertar desse ciclo.

"E o que fazer para se libertar desse ciclo?"

Para responder a questão temos que analisar onde o problema teve origem: E eu não estou dizendo sobre o seu primeiro gole, ou sobre a sua primeira balada não,  o problema teve origem lá no éden, quando o homem se afastou de Deus pela primeira vez, quando ele decidiu agir conforme o desejo do seu coração, desprezando as ordens do Criador.

O vazio na alma do homem só é preenchido pela presença de Deus na sua vida. E o único capaz de quebrar esse jugo é o conhecimento a verdade (Jo. 8:32), e o que é essa verdade? Jesus é a verdade: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (Jo. 14:6) 

"E como experimentar essa liberdade?"

Aceitando a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador da sua vida, entregando o controle da sua vida a Ele, sem medo do futuro (afinal, o comandante da sua vida é Onipotente e Onisciente, não é?), crendo que ele fará o melhor para nós, Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.(Isaías 64:4)

"Mas se eu aceitar a Cristo, não vou mais poder fazer o que eu quero?"

Sim você pode fazer o que quiser, como já disse antes e a Bíblia é enfática ao dizer em I Co. 10:23: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." Que nem todas as coisas são boas e que nem todas te trazem alguma edificação você já deve ter aprendido não é? Mas porque não procurar o Criador quando for tomar as suas decisões? Deus é um Pai amoroso, que sempre quer o melhor pra nossa vida. (Lc. 11:11-13).

A intenção desse post é mostrar da maneira mais clara que podemos, que só poderemos desfrutar da verdadeira liberdade ao nos encontrarmos realmente com Cristo, agindo dessa forma, o Senhor nos liberta de todos os vícios, escreve nosso nome no livro da vida, enche-nos com uma alegria sem medida, e nos faz confiar a cada dia mais n'Ele, e que nem sempre as nossas próprias decisões são as mais corretas, as vezes erramos tentando acertar, e acabamos sofrendo as consequências pelas nossas atitudes, e muitas vezes nos tornamos escravos dessa falsa ideia de liberdade que o mundo nos oferece todos os dias, e não é isso que Deus quer para nossa vida, Ele como pai amoroso quer sempre o melhor para nós. E porque não confiar em alguém que é Onisciente? Que te conhece melhor do que você mesmo?

Que Deus os abençoe!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário